Startup prudentina cria plano de negócio voltado a sustentabilidade

Conheça mais sobre a Compost, uma das startups participantes do edital da Inova Prudente
Startup prudentina cria plano de negócio voltado a sustentabilidade

foto: Isabela Souza

Há nove anos no Brasil entrou em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos cujo objetivo é prevenir, reduzir e propor práticas e hábitos de consumo sustentável através da reciclagem e da reutilização de resíduos.

Segundo dados divulgado em uma reportagem do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão, a quantidade de lixo gerada no Brasil aumentou 26%, o que equivale a dez estádios do Maracanã cobertos de lixo por ano.

Para sanar esse problema que futuramente pode causar muitos danos para a população, o bolsista do edital de Aceleração e Fomento Felipe Tsuyoshi Isaac Kurihara deu vida a ‘Compost’ uma startup que tem como responsabilidade transformar os rastros que população deixa no planeta na forma de resíduo orgânico em legado para o meio ambiente e para a sociedade.

De acordo com o ministério do Meio Ambiente a compostagem é a "reciclagem dos resíduos orgânicos". Uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc) em adubo. Sendo assim, é um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânico.

Atualmente a Compost atua na cidade de Presidente Prudente e visa oferecer a melhor experiência e serviço para quem quer ajudar o planeta através de uma assinatura mensal da qual a coletas podem ser semanal ou quinzenal.

Felipe explica que todo o resíduo orgânico é transformado em adubo pela compostagem e depois doado aos parceiros. Além de estarem ajudando o meio ambiente o cliente ainda tem uma série de vantagens quando resolve fazer esse bem.

“Todo esse processo que a gente faz conseguimos retornar para o cliente. No final do mês conseguem receber uma cesta com alimentos orgânicos, um relatório contendo todo o impacto que gerou para o planeta e também a gente gera uma carteirinha de descontos”, ressaltou o bolsista.

Os descontos que podem ser utilizados durante o mês são gerados de parcerias de estabelecimentos de Prudente.  Até o momento são: Batóq Cafés Especiais & Tattoo, a Cervejaria Inprudente, Copas Café & Vinho, Duméxico, Bem Te Vista, Casita Verde, Laís Frattini - Consultora de Alimentos, Receitas e Cafés  e Granel Dujour. 

Sobre o futuro, a expectativa para Tsuyoshi é mudar o cenário de Presidente Prudente e região através da Compost. “A gente quer ser referência na questão de resíduos”.

Para finalizar o bolsista confidencia que é necessário ter amor pela causa, pelos clientes e por todos os processos que a gente pretendem valorizar. Para saber mais é só acessar a Compost pelas redes sociais ou pelo site www.sejacompost.com.br.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente