Máscaras feitas em impressora 3D são entregues a Secretaria Municipal de Saúde

Máscaras feitas em impressora 3D são entregues a Secretaria Municipal de Saúde
Máscaras feitas em impressora 3D são entregues a Secretaria Municipal de Saúde

foto: cedida

Diante do cenário atual, a melhor forma para combater a pandemia do coronavírus é o isolamento social e a prevenção. Visando contribuir com isso, a Inova Prudente vem auxiliando na produção de máscaras para que profissionais da área da saúde possam utilizar, e na tarde de terça-feira (14/04), foram entregues a Secretaria Municipal da Saúde de Presidente Prudente.

No encontro, diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, juntamente aos jovens estudantes da Universidede Virtual do Estado de São Paulo - Univesp (do qual a Inova Prudente é polo), que tiveram essa iniciativa, Marina Flávia, Raphael Veríssimo e Thiago Tufolo, estiveram presentes nesse encontro em que puderam fazer essa contribuição de 330 máscaras diretamente ao secretário da saúde, Valmir da Silva Pinto e também ao Hospital Regional de Presidente Prudente.

Marina explicou que essa iniciativa já vinha sendo feita por outras pessoas e que eles resolveram aderir com o intuito de ajudar de alguma forma quem está na linha de frente dessa pandemia. “Ao ver a pandemia espalhando, vimos um projeto de uma máscara facial (Projeto Higia) se espalhar nas redes sociais, que qualquer pessoa que tivesse impressoras 3d, poderia ajudar, daí resolvemos aderir a ideia para ajudar o pessoal que está na linha de frente contra o covid-19 da nossa região”.

Segundo o secretário da saúde, as máscaras auxiliarão os profissionais que presta assistência em procedimentos geradores de aerossóis e perdigotos servindo como barreira de proteção aos profissionais da saúde. "Essa ação demonstra que todos os setores estão sensibilizados em ajudar os profissionais da saúde a ter segurança na assistência prestada aos pacientes mas acima de tudo protegendo nossos profissionais de saúde que estão nas frentes de assistência', pontuou Valmir.

Os materiais utilizados para a produção das máscaras foram: filamentos plásticos (PLA e ABS), elásticos de costura, folha de acetato (0,3mm), indiretamente spray de fixação para cabelos, e energia elétrica. O equipamento individual pode evitar contaminação e podem ser higienizadas e reutilizadas, diferente de outros tipos de máscara.

Ainda, o diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, pontuou que "a inovação vem sendo uma das principais armas contra a atual pandemia, é nosso dever contribuir no que for possível para ajudar no combate do covid-19".

As márcaras foram entregues estão sendo distribuídas para os profissionais que realizam atendimentos odontológicos das unidades de saúde, para as UPA 24 horas e PA, além do serviço 192. 

Serviço- Se você quiser ajudar, ainda pode contribuir com doações para a produção das máscaras pelo link: http://vaka.me/971608.  Ainda, diretamente à Secretaria Municipal de Saúde as necessidades mais urgentes são os EPIs, para serem usados pelos profissionais de saúde. Porém, a Pandemia de COVID19 causa problemas sociais, onde a população pode colaborar através da Secretaria de Assistência Social, doando generos de primeira necessidade, como alimentos e produtos de limpeza, para serem distribuidos para os que que estão em situação de risco e vulnerabilidade. 

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente