Fomento: Inova Prudente inaugura primeira aceleradora da cidade

Fomento: Inova Prudente inaugura primeira aceleradora da cidade
Fomento: Inova Prudente inaugura primeira aceleradora da cidade

foto: Marcos Sanches

Na tarde desta sexta-feira (26/06), a Inova Prudente recebeu o prefeito Nelson Bugalho para a inauguração da primeira aceleradora de startups da cidade. O feito está ligado ao “Programa Inova Mais”, previsto no decreto de N° 30.996, com espaço destinado ao processo de aceleração que vem sendo realizado desde 2018.

O programa tem como objetivo estimular a cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico desenvolvendo startups. Para o diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, o espaço além de auxiliar com o compartilhamento e recursos, também ajudará os acelerados a se conectarem durante suas fases de aceleração. “O Inova Mais é um espaço voltado aos projetos que já fomentamos em três editais de Inovação. Quem participou de algum e ainda participará de futuros terá espaço exclusivo para isso e com toda infraestrutura que a gente já dispunha, como impressora 3D, óculos de realidade virtual e aumentada”.

Rogério Alessi, secretário de tecnologia, agradeceu aos parceiros que teve até o surgimento da fundação dentre eles instituições, como a Fatec, Intepp, Unoeste, Unesp e Toledo, que tiveram seus representantes presentes na ocasião. Ele também ressaltou que esse “É um projeto novo e audacioso que testamos na prática há dois anos e que necessitava de um espaço e de um decreto regulamentando. Este é um processo que poucas prefeituras se aventuram a fomentar, porque é muito específico. Estamos muito felizes e só temos a agradecer pela visão do prefeito”.

Durante a cerimônia, Bugalho também teve a palavra e parabenizou a iniciativa e destacou que a Inova Prudente é um legado da cidade que vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico. Ele ainda ressaltou a importância de todos os envolvidos no programa “tenho muita sorte de ter pessoas com mentes brilhantes, que tem como único propósito de fomentar, o que é muito importante para a nossa cidade”.

Por fim, o mentor Luis Isique agradeceu a confiança depositada em seus trabalhos e também a oportunidade de fazer parte da nova conquista da Inova Prudente. “É uma ação importante para toda cidade, que precisa de um espaço com uma metodologia própria”, acrescentou.

Além de empreendedores convidados e autoridades municipais, participaram do ato os pró-reitores da Unoeste Guilherme de Oliveira Lima Carapeba (Administrativo), José Eduardo Creste (Acadêmica) e Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão), entre outros representantes.

Após a assinatura do decreto, todos puderam conhecer a aceleradora. Tudo isso, respeitando as medidas protetivas, como: o distanciamento, uso obrigatório de máscara e uso do álcool gel.

Expectativa

A sala, que se encontra no Coworking da fundação, tem aproximadamente 60 metros quadrados, possui pintura e decoração temática. Além disso, é climatizada, com móveis e equipamentos necessários para que os “acelerados”, como costumamos chamar estes empreendedores, possam receber as mentorias e capacitações.

Na inauguração, estiveram presentes alguns acelerados que passaram pelos editais, dentre eles o radialista Ricardo Veiga, que foi um dos vencedores do fomento de 2018. Ele comentou que o espaço de inovação vai agregar para todos “é um processo contínuo, você começa na pré-aceleração e depois vai para a aceleração. Então, é um jeito de você aproveitar e não parar, deixando o empreendedor que começou aqui, continuar”.

Já o pré-acelerado de 2020 e residente na Inova Prudente, Felipe Almeida e a sócia Érica Sene, elogiaram o novo espaço e acreditam que os recursos disponíveis nela serão benéficos para as startups. “Acho que vai ser um QG nosso, onde vamos poder realizar reuniões de alinhamento e definir o ritmo das coisas”, destacou Felipe. “Vai ser muito bom porque tem startups que poderão criar seus protótipos, utilizar a impressora 3D, e é um material que nem todos tem acesso. e nos aproxima de outras pessoas que também estão participando das acelerações”, acrescentou Érica.

Um dos jurados de Pitch do primeiro Edital de Aceleração, Alessandro Altino, vem acompanhando o crescimento da Inova e seus projetos há um bom tempo. Ele acredita que a aceleradora vai fazer uma grande diferença e também trazer mais oportunidades para as empresas. “A aceleradora vem marcar uma mudança de fase em relação a todo processo e vem sendo referência na área de tecnologia. Houve uma aglutinação aqui na Inova, um ponto de encontro das empresas e pessoas dessa área e a aceleradora vai colocar elas num outro patamar”.

E para aqueles que se interessaram e gostariam de assistir, a inauguração foi transmitida pelo Facebook da fundação podendo ser acessada a qualquer momento.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente