Cadeia produtiva da batata-doce poderá ter aplicativo para fomentar o setor

Membros querem um aplicativo para expansão do mercado e conquistar novos parceiros
Cadeia produtiva da batata-doce poderá ter aplicativo para fomentar o setor

Nesta quinta-feira, 16 de julho, o diretor-presidente da Inova Prudente, Bruno Carnelóss, recebeu Eder Ghizzi e Rogério Martins Maramboni, representantes da Aprobarpp (Associação de Produtores da Batata Doce) para uma reunião com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre o desenvolvimento de aplicativo (App) ou plataforma digital. A comunidade dos associados estima que a tecnologia proporcione novas possibilidades, além de fomentar a cultura da batata doce na região que tem uma das maiores produções do Brasil.

Atualmente a Aprobarpp conta com 26 membros, mas o desejo é que esse número cresça. Para isso, os associados vêm proporcionando novas ações e buscando aumentar cada vez mais a visibilidade do setor para alcançar novos parceiros. A ideia é que o aplicativo esteja disponível até a realização da próxima Batatec (Feira Tecnológica da Batata Doce), com data a ser definida, que reúne os principais “players” do setor e foi realizada pela primeira vez em 2017 numa ação em parceria com Governo de Presidente Prudente através da SEDEPP (Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Eder Ghizzi explica que esta é mais uma ação com objetivo de promover a associação para que seja cada vez mais reconhecida, e lembrou a conquista da indicação geográfica pelo SEBRAE: "É uma oportunidade de conseguir fazer com que a associação cresça, além disso, esse setor de indicação geográfica é muito bom, mas se os produtores não estiverem organizados não vai dar certo".

A feira tecnológica foi de extrema importância para a conquista de espaço. “A Batatec é o carro chefe e que deu visibilidade para a associação, mas precisamos dar continuidade”, pontuou Ghizzi. 

O diretor-presidente Bruno Carnelóss explicou que a consultoria que a Inova poderá oferecer vai ajudar compreender o ambiente, as “dores” como são chamadas as dificuldades e barreiras do setor além de mapear o que já foi feito até o momento, o que pode ser reaproveitado e o que possivelmente será desenvolvido de acordo com o todo esse cenário. É estimado que na próxima semana os representantes da Aprobarpp retornem a Inova para continuidade da consultoria.

SERVIÇO - A Associação de Produtores da Batata Doce (Aprobarpp), no momento, pode ser encontrada pelo SiteFacebook e Instagram da Batatec, ou pelo e-mail [email protected]

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente