Ação com alunos do Inova Kids marca Dia Internacional da Menina

O Dia das Crianças é comemorado nesta sexta-feira (12/10). O que poucos sabem, é que no dia anterior, ou seja, hoje (11), é o Dia Internacional da Menina. Instituída em 2012 pela ONU...
Ação com alunos do Inova Kids marca Dia Internacional da Menina

O Dia das Crianças é comemorado nesta sexta-feira (12/10). O que poucos sabem, é que no dia anterior, ou seja, hoje (11), é o Dia Internacional da Menina. Instituída em 2012 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data não passou em branco na Fundação Inova Prudente.

É que a Inova em parceria com o Projeto Social Mulher [+], que tem a frente Adiane Mitidiero, foi promovida uma oficina para chamar a atenção de mais de 200 meninos e meninas que participaram nesta quinta-feira (11) do Inova Kids, bem como mostrar a importância sobre abordar o tema desde a infância. Paralelo à ação, Adiane conta também que foi o lançamento do Projeto Menina [+].

De acordo com Adiane, a intenção da oficina na Inova é conscientizar meninas e meninos sobre as diferenças de gênero que infelizmente ainda existem, não só no Brasil, mas no mundo.

“Queremos mostrar que temos modelos femininos que normalmente não aparecem nos livros de história, geralmente escritos por homens, brancos e ocidentais. Falamos do Zumbi dos Palmares, mas quase não citamos Dandara dos Palmares, que foi sua companheira. Das histórias dos Faraós, temos uma mulher Faraó que sua história não é contada por seus sucessores”, pontua.

Dentre as histórias contadas às crianças, Adiane apresentou uma bem atual, a de Marta, que neste ano, ao ser hexa no ‘Bola de Ouro’, se consagrou como a jogadora com maior número de títulos, desbancando jogadores como Cristiano Ronaldo, Ronaldo Fenômeno, Messi, entre outros.

“E ainda existe a questão da disparidade salarial, quanto ganha uma jogadora como a Marta e um Cristiano Ronaldo? Tem coisas que ainda ficamos muito aquém em termos de equidade, por isso achamos importante trazer essa temática de contação de histórias para crianças. Tem milhares de mulheres incríveis na história e na nossa própria história, que foi o que pedimos para as crianças contarem ao final, a história das mulheres incríveis da vida delas”.

Sobre a disparidade salarial, Adiane apresentou um dado que diz que no atual ritmo de transformação do mundo, ela só acabaria em mais de 100 anos. “O mundo que muda a cada três meses em termos de tecnologia, não podemos imaginar esperar 100 anos para a mulher ganhar o mesmo que o homem desempenhando a mesma função”, relata.

Dessa forma, mais que conscientizar, Adiane diz que é necessário que os meninos pensem juntos. “É importante conscientizá-los desde muito cedo que lugar de menina é onde ela quiser. Ela pode ser o que quiser e os meninos devem acompanhar, entender e dar suporte, porque sem o suporte, a diferença, principalmente salarial, continuará por muitos anos. Essas crianças são o futuro da nação e do mundo, mas para que elas sejam o futuro, precisamos começar a pensar no presente”, conclui.

"A Fundação Inova Prudente é mantida pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem como finalidade fomentar a Ciência, a Inovação e a Tecnologia dentro do munícipio."

Fonte: Fundação Inova Prudente